terça-feira, 4 de setembro de 2007

Tropa de Elite

Dica do músico Lucas Santanna no site/blog dele, o Diginóis. Um lugar do caralho.

Como já é público e notório o filme Tropa de Elite, que será lançado em outubro, foi pirateado e está sendo vendido nas esquinas das cidades de todo o Brasil. E claro, alguém já colocou no You Tube. E eu assisti inteiro. 12 capítulos. A qualidade de som e imagem não é lá essas coisas mas valeu.

O diretor José Padilha disse que esta é uma cópia do terceiro corte (uma pré-edição) e que o filme mudou bastante. Eu vi, adorei e com certeza vou querer assistir na telona e imagino que muitos pensam assim. No YouTube o primeiro capítulo já foi assistido por 39.000 pessoas.

Se não foi tudo uma jogada de marketing genial, o que a comemoração de Padilha pela prisão do pirateador indica, eu aposto algumas fichas que o filme será um sucesso, em boa parte pelo boca a boca gerado.

E como disse o Lucas :

"Se o diretor do filme está feliz por terem pego o copiador deveria ficar ainda mais por conta da película em questão entrar para a história do cinema brasileiro justamente pelo mesmo fato. O primeiro longa metragem brasileiro a ter se manifestado na era digital e com todas as questões que a envolvem.

E aproveitando vou me ater a uma questão para mim preciosa e da qual já falei aqui no diginois.
Um filme financiado com dinheiro público deveria ter DVD's baratos para serem vendidos nas ruas, caso contrário o crime "organizado" vai lá e faz. Nem todo mundo tem dinheiro para ir ao cinema.

Não precisamos ter um modelo audiovisual que imite o modelo americano com apenas o sistema filme-distribuidora-(poucas) salas de cinema. Podemos inventar o nosso modelo e ele pode passar por uma maior democratização da cultura num país fudido".


3 comentários:

Filipi disse...

A solução pro DVD barato até existe. E o fato de ser dinheiro público que financiou, um motivo a mais pra adotar o sistema.

Trata-se do SMD. Dê uma olhada no site http://www.portalsmd.com.br
Para a produção de DVDs existe o SMDV. Vale a pena conhecer.

Já temos bandas por aqui adotando o sistema. Da Caverna vai lançar seu disco em SMD. Seria legal que produtores audio-visuais lançando seus trabalhos em SMDV

Ulysses Dutra disse...

Salve Leleh!

Concordo contigo. Coletivo Operante planeja lançar seu disco usando esta mídia também.

Um abraço

Unknown disse...

cara, eu acho que não adianta, o negocio hj é disponibilizar para o pessoal e fazer rodar, a pirataria sempre existiu e vai continuar existindo, acho melhor nos munir de conecimento juridico sobre direitos autorais...
visitem o www.creativecommons.org lá tem informações valiosissimas, acho que devemos também é trazer os camêlos que vivem na informalidade para o nosso lado!