quarta-feira, 14 de março de 2007

Can't Buy me Love

Paul McCartney não levou de novo. Acuado por dívidas crescentes devido ao seu estilo de vida esbanjador e pelas milionárias indenizações nos processos por abuso sexual, Michael Jackson arrecadou uma grana alta vendendo o catálogo das canções dos Beatles para a Sony. Nos anos 80 quando tornou-se um megastar do pop, Michael comprou o catálogo da Northern Song e tornou-se dono dos direitos autorais das canções de Lennon e McCartney. O fato azedou a amizade dele com Paul que sempre quis reaver esses direitos.

No início de carreira num ato ingênuo, e muito mal assessorados diga-se de passagem, Paul e John acabaram perdendo a posse de suas próprias músicas. "John e eu não sabíamos que a gente podia possuir canções. Achávamos que elas só existiam no ar. Não víamos como fosse possível possuí-las. Dava para entender que a gente possuísse uma casa, uma guitarra ou um carro, esses eram objetos físicos. Mas uma canção...Não conseguíamos entender como fosse possível ter direitos autorais sobre ela. Por isso o pessoal que recolhia direitos ficou muito feliz com a gente", disse Sir Paul em sua biografia Many Years from Now.

Deve ter sido um golpe duro para o músico não ter conseguido mais uma vez reaver esses direitos. Como consolo, recentemente um juiz desconsiderou as acusações de abuso físico que sua ex-mulher Heather Mills fez. Numa audiência em Londres no início desse mês para resolver as pendengas da separação, Heather saiu furiosa pela porta dos fundos enquanto Paul saiu pela frente, assoviando e estalando os dedos fazendo sinal da paz para os repórteres.

E para lembrar de Paul e Michael quando ainda eram amigos, o clipe super divertido de Say, Say, Say, parceria deles em 1983, produzida por George Martin e que saiu no álbum Pipes of Peace, de Paul. .


Nenhum comentário: