quarta-feira, 14 de março de 2007

O jacaré é manso, mas é jacaré




Do blog Meandros de Curitiba.

A Prefeitura vai despejar o jacaré-de-papo-amarelo que mora há pelo menos 31 anos no Parque Barigüi.Isso por que o réptil matou um vira-lata sem dono que o atacou. " O mais famoso morador do mais famoso parque da cidade" virou até nome de canção, Jacaré do Barigüi, composta pelos meus camaradinhas Franco Milani e Gabriel Teixeira, da banda Black Maria. A música está no disco 13 20 produzido pelo mutante Sérgio Dias Baptista. Querendo ouvir baixe aqui.

A Associação dos Moradores e Amigos do parque Barigüi manifestou-se da seguinte forma:

CARTA AOS FREQÜENTADORES DO PARQUE BARIGÜI

"Foi legítima defesa !" - alegaria eu, se fosse advogado do jacaré. Ele estava em casa descansando, numa terça-feira de feriado de carnaval, quando aparece um bando de "animais", digo, pessoas, e começam a jogar pedras e paus nele.

"- E pra quê isso ?
- É pra vê-lo se mexer, responde um lá na frente.
- Ah, é ! Quer vê-lo se mexer ? Vá lá e puxe o rabo dele !"

É verdade, ele matou o cachorro. Matou mas não comeu, o que indica que ele não atacou, apenas se defendeu. O cachorro foi em direção ao jacaré e não o contrário. Nos últimos dias, pintaram o jacaré como um monstro. Não é nada disso gente ! Ele não come criancinha e nem corre atrás de turista. Está todo mundo com pena do cachorro, mas poucos são os que já viram os cachorros abandonados no parque quando estão caçando. Atacando capivaras, matando ratões do banhado, destruindo os ninhos e comendo os filhotes de patos e gansos. O jacaré é do bem. Do mau, são certos usuários do parque que ao invés de irem lá curtir a natureza, vão lá depredá-la. São pessoas que não catam as fezes dos seus cachorros, que fazem sexo no mato e jogam as camisinhas lá mesmo, quebram garrafas de vidro, destroem as churrasqueiras, queimam as lixeiras e poluem as nossas águas.

O "Velho Jack", o jacaré mais antigo, está no lago desde 1976, ou seja, 31 anos sem nunca ter dado alteração. Se ninguém incomodar o jacaré, o jacaré não incomodará ninguém ! Afinal quem será o verdadeiro animal.... o jacaré ou o bicho-Homem ? Quem será a verdadeira ameaça, o Homem ou a Natureza ?

Atenciosamente,

ARI BECKER
Presidente da AMAPARQUE BARIGüI
Associação dos Moradores e Amigos do Parque Barigüi

Nenhum comentário: