quinta-feira, 26 de julho de 2007

" A reinvenção de Floripa"

Bem no mood de hoje aqui no blog, trago comentário postado anteriormente pelo amigo Rodrigo Lóssio.

"A informalidade é a grande característica no turismo da capital. A prefeitura arrecada, por exemplo, com o setor de tecnologia duas vezes e meia mais do que com Turismo. Tecnologia é uma indústria formal, com mão de obra qualificada, salário acima da média no município e, acima de tudo, não poluente. Se querem incentivar o turismo, que pensem antes o que fazer e não deixem na mão dos empresários".


Outro dia li ainda no excelente blog do Rodrigo, o Impressão Digital, um post relativo à uma matéria da revista Exame sobre o potencial do pólo tecnológico de Florianópolis. Escrita por Malu Gaspar, a matéria é bem interessante e conta com algumas ótimas informações. Segue um trecho com destaques meus em negrito:

"A imagem que muitos brasileiros e estrangeiros costumam ter de Florianópolis é a de um lugar perfeito para passar férias, com belas praias, boa comida e povo hospitaleiro. De fato, o visual encantador e a posição de sede do governo de Santa Catarina sempre sustentaram a cidade, mas ela nunca foi a economia mais importante do estado.

Mas, nos últimos anos, a ilha dos manezinhos, como são conhecidos os habitantes de Florianópolis, transformou-se num centro de inovações tecnológicas e empreendedorismo que a colocaram no radar de instituições como o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Talvez por isso, no ano passado, a revista americana Newsweek incluiu Florianópolis na lista dos centros urbanos mais dinâmicos do mundo.

Graças à feliz combinação de boas universidades, qualidade de vida e incentivos fiscais, o setor de tecnologia, que até 2001 não estava nem entre os cinco mais importantes da economia local, passou o turismo e hoje é o maior pagador de impostos em Florianópolis.

Com o avanço da nova economia, há três anos o produto interno bruto da cidade pela primeira vez ultrapassou o da industrializada Blumenau -- atualmente, fica atrás apenas do PIB de Joinville. São evidências de que a cidade conseguiu reinventar sua vocação econômica e hoje colhe os frutos dessa empreitada".

4 comentários:

Martim disse...

Isso é pra lá de verdade viu. eu trabalho aqui na tecnópolis, e tanto a qualidade como o lucro das empresas daqui só aumenta. E lugares como este tem vários pipocando pelas redondezas....esta é a nossa "ilha do silício".

Filipi disse...

Como o Martim falou, é bem por aí mesmo. Acho que nenhuma outra área oferece estágios por aqui com remuneração de 4 dígitos para estudantes de quarta-fase.

Mas isto é recente. Me lembro que há uns 4 anos por qualquer R$ 300,00 você contratava um bom programador.

Ainda assim, Floripa é um terreno barato pras empresas de tecnologia. Mão de obra muito qualificada e muita oferta de mão de obra. Em São Paulo paga-se o dobro para ter um profissional do mesmo nível. Por essas e outras as coisas têm dado certo por aqui.

(Lelé)

Camile disse...

Sobre o post,Rodrigo tem razão absoluta. Turismo em Florianópolis é somente praia. Não tem a minima estrutura para receber e para manter os turistas, só lembrar o que acontece em dia de chuva, que há somente shoppings centers e nenhuma outra opção.

Megui disse...

legal! Malu é uma grande amiga e uma grande jornalista.