quarta-feira, 18 de abril de 2007

É coisa nossa

Post do blog do Nassif ontem. Gostaria de postar o artigo de Mangabeira na íntegra mas é acessível somente para assinantes da Folha.

A questão nacional

Muito bom o artigo do Roberto Mangabeira Unger na "Folha" de hoje sobre um paradoxo brasileiro: a identidade nacional está presente nas classes mais populares e desassistidas e ausente das elites, ao contrário de todos os países com projetos de afirmação nacional.

"Essa falta de identificação com o Brasil por parte dos que podem e sabem não é apenas desastre, é também anomalia. Na história dos grandes países modernos, a afirmação nacional tem sido comumente projeto das elites, sobretudo das elites do poder e do pensamento. A tal projeto só depois se costumam converter as maiorias.

Entre nós, as maiorias não precisaram ser convertidas. E não conseguiram converter os endinheirados, os letrados e os mandões.

A forma característica do descomprometimento com o Brasil hoje é cosmopolitismo frívolo, comodista, acovardado, orgulhoso de sua desilusão e, sobretudo, ignorante. Ignorante do papel decisivo que a confiança na originalidade coletiva e a busca de caminho novo desempenharam na formação dos países a que esses mesmos desiludidos se curvam. O colonialismo mental encontra pretextos no discurso da globalização e instrumentos nos fatalismos que proliferam nas ciências sociais".

2 comentários:

joice disse...

Oi Ulysses.. estou enviando o textinho do Mangabeira Unger pra ti por email (gmail).
Não, eu não sou assinante da Folha nem do uol, mas quem tem amigos tem tudo.. :)
um abraço!

joice disse...

uma dica: o próprio Mangabeira Unger costuma "abrir" os textos dele publicados na Folha (e outros), em arquivos doc ou pdf: www.robertounger.net