terça-feira, 29 de novembro de 2011

O blues sofisticado de Cristiano Ferreira & Trio



Acaba de sair do forno um quitute e tanto. Cristiano Ferreira & Trio estão lançando o álbum Buzz Me e me convidaram para escrever o release. 



Cristiano Ferreira transita no cenário do blues desde a metade da década de 90, quando começou a trabalhar com a Black Cat Bone Blues Band, ainda em Porto Alegre. Logo o músico chamou a atenção dos ouvidos mais apurados e passou a acompanhar diversos artistas como Andy Boy, Alex Rossi e Flora Almeida, em turnês e gravações.
Em 2006, ele muda-se para Florianópolis e passa a trabalhar como guitarrista da Carlos May and the Fast Jumpers. Logo em seguida, junto com Carlos, forma uma das bandas de blues mais relevantes no cenário blueseiro nacional, a South Side Playboys. Apesar da curta existência, o grupo é constantemente relembrado e comentado pela altíssima qualidade do trabalho.
Como músico de apoio, Cristiano trabalha atualmente com os gaitistas Cirano Araújo e Carlos May e com a cantora Carolina Zingler, além de ser requisitado para acompanhar diversos artistas internacionais em suas turnê pelo Sul do Brasil. Nessa condição já esteve ao lado de nomes como Holland K. Smith, Phil Guy, John Primer, Willie Big Eyes Smith, Gonzalo Araya, Nicols Smoljan, Bob Stroger, Eddie Taylor Jr. e Lazy Lester.
E agora ele traz um pouco de cada experiência dessa para seu trabalho ao lado dos músicos Nani Lobo (baixo), Martin Bustingorri (baterai) e Hasse Berggren (sax tenor) com o Cristiano Ferreira & Trio.
O grupo acaba de lançar o disco Buzz Me , gravado do jeito que o blues deve ser, ao vivo, com toda a pegada e eventuais deslizes que dão aquele charme e veracidade tão caros ao estilo. Há muito espaço livre no som de Cristiano Ferreira, que deixa as notas respirarem. É um blues cheio de classe e refinamento, que muitas vezes flerta com o jazz, auxiliado pelo sax de timbre quente de Hasse e revela influências de T-Bone Walker, B.B King e o jazz dos anos 30 e 40.
Além de suas ótimas composições, Cristiano acertadamente incluiu músicas que fogem do lugar-comum e dos clichês em busca um repertório de personalidade. Os climas variados de canções que passeiam pelo blues apimentado pelo jazz-swing, bossa e jump blues, tornam a audição do disco uma experiência prazerosa e cheia de sensações.
O disco começa com o blues tradicional de Play The Shuffle, composição de Cristiano, e segue por mais 9 faixas onde o músico desfila toda criatividade e técnica que o levaram ao reconhecimento na cena blues. Destaque para a faixa 5, Green com seu clima bossa/blues que poderia estar em qualquer disco da Blue Note dos anos 60.
Com esta bela bolacha em mãos, Cristiano Ferreira & Trio partem em busca de levar sua música aonde os amantes do blues estiverem. E eles não são poucos, afinal com diz uma velha frase: “Se você não gosta de blues, você tem um buraco na alma”.

Nenhum comentário: