segunda-feira, 9 de março de 2009

O morro tem sua vez


Amanhã, terça 10 de março, acontece no cinema do CIC a pré-estreia do documentário Maciço dirigido por Pedro MC. O filme " é um documentário sobre Florianópolis. Mais ainda, sobre uma Florianópolis invisível".

O argumento surgiu quando o diretor começou a contrapor a imagem midiatizada dos morros de Florianópolis, com a imagem de cidade estritamente turística com a melhor qualidade de vida do país.

"O maior desafio foi criar uma linha narrativa capaz de abranger tanta diversidade" - conta Luciano Burin, roteirista do projeto, se referindo à escolha da equipe em registrar as 17 comunidades que compõem do Maciço do Morro da Cruz. "Montamos uma diretriz que tanto dá espaço para história de vida dos entrevistados quanto à idéia de pertencimento à cidade", completa.

Pedro destaca ainda que "neste filme, a contrapartida social não está no tema focado em si, mas justamente na própria realização do mesmo, e é assim que deve ser com qualquer filme de ficção, animação ou documentário: a contrapartida é cultural".

"Questões como o acesso à cultura e os meios de produção acabam sendo mais importantes do que a problemática do tráfico e a relação com a polícia" - avalia o diretor. "Ainda tivemos a escolha de entrevistar apenas moradores da região, sem depoimentos de sociólogos ou especialistas que lá não vivem".

Iniciado em 2004, cinco anos depois o projeto tem a primeira exibição, com entrada franca em duas sessões. Às 19h e às 21 h.

Nenhum comentário: