sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Urrú




Imperdível. Amanhã, sábado, Alexandre Matias e Luciano Kalatalo trazem à Floripa pela primeira vez a sua festa Gente Bonita, Clima de Paquera.O chacoalhante evento acontece no bar Drakkar Fusion na Lagoa da Conceição a partir das 23 hs.

Antes, às 19 hs, Matias participa do Lero-lero Musical na Livraria Saraiva do Iguatemi. O jornalista, DJ, tradutor, agitador, intelectual orgânico (e, eventualmente, químico) e-outras-profissões-que-não-precisam-de-diploma* vai bater um papo sobre música e tecnologia e outras cositas más certamente.


* definição surrupiada na caruda do Fancaria.

R.I.P



Buddy Miles se foi. Mais conhecido como baterista da Band of Gypsys de Jimi Hendrix, o também cantor e compositor morreu na última terça aos 60 anos. Iniciou na bateria com 8 anos e com 11 foi tocar na banda de jazz de seu pai, The Bebops, e nunca mais parou. Caiu na estrada, gravou e tocou, entre outros, com Ruby & the Romantics, the Ink Spots , The Delfonics, Santana, Miles Davis, Muddy Waters, Stevie Wonder, David Bowie e Wilson Pickett - quando conheceu Jimi que também era um músico do circuito soul/rhythm & blues.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Boa luta




E sexta tem novo combate na Célula Cultural Mané Paulo. Bora lá que a sonzera vai rolar solta.

Candyman




Meu psicodélico amigo, Eduardo Xuxu, disponibilizou em sua página do MySpace duas faixas do projeto-solo, Outro Doce, que o músico está gravando e lança ainda este ano.

Por Tutatis!




A UNEF, o sindicato dos estudantes franceses, fez este cartaz para uma campanha reinvindicando ao governo mais alojamentos pra rapaziada. Os universitários franceses cada vez mais têm que morar com os pais pela absoluta falta de outro lugar para onde ir.

A coisa tá feia na terra do Asterix. Cerca de um ano atrás eles saíram às ruas para protestar contra leis que facilitam ao patrão despedir o trabalhador jovem.

E parece que o cartaz surtiu algum efeito. O governo anunciou que vai soltar uns cascalhos para a construção e reforma de alojamentos.

Via Spiegel. A revista alemã, claro.

Brasil Racional




Super dica do compadre Gustavo, também conhecido como DJ Zé Pereira. Caiu na rede um link para baixar algumas músicas do que seria o volume 3 do Tim Maia Racional.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

I, me and myself



O Buda descreveu o que chamamos de "eu" como um conjunto de elementos agregados de mente e corpo, que funcionam de maneira interdependente, criando a aparência de mulher ou homem. Nós, então, nos identificamos com essa imagem ou aparência, fazendo dela "eu" ou "meu", imaginando que ela tem alguma auto-existência inerente.

Por exemplo, acordamos de manhã, olhamos no espelho, reconhecemos um reflexo e pensamos "OK, sou eu de novo". Então, adicionamos todo tipo de conceito a essa sensação de "eu": sou mulher ou homem, tenho tantos anos, sou uma pessoa feliz ou infeliz, e a lista continua.

Quando examinamos nossa vivência, contudo, vemos que não há nenhum ser central a quem ela se refere. Em vez disso, são simplesmente fenômenos vazios se desenrolando. Vazios no sentido de que não há ninguém particular por trás dos fenômenos surgindo e mudando.

Um arco-íris é um bom exemplo disso. Vamos para fora após uma tempestade e sentimos aquele momento de deleite quando surge um arco-íris no céu. Na maioria das vezes, simplesmente curtimos a visão sem investigar a natureza do que está acontecendo. Mas quando olhamos mais profundamente, se torna claro que não há nenhuma coisa chamada "arco-íris", separada das condições particulares do ar, umidade e luz.

Cada um de nós é como esse arco-íris: uma aparência, uma aparição mágica, surgindo de nossos vários elementos de mente e corpo.

Joseph Goldstein


Via Samsara.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Quantos lados tem uma Moeda Verde?

Falando em ocupação urbana desordenada, Cacau Menezes colocou no ar hoje em seu espaço do Jornal do Almoço, imagens da favela do Siri, em Ingleses. A região é o lado B da propaganda que mostra a nossa cidade como o paraíso. Tem que ter alguém para carregar os tacos de golfe não é?

Mas o que eu queria mesmo falar, é que Cacau também mostrou umas fotos enviadas por um telespectador que flagrou um barraco construído num terreno baldio no Kobrasol. Tá lá no blog dele também.

Sorry mas o amigo Aleph já tinha dado o furo no seu blog, o Bruxismo. Com um viés todo dele e bem interessante. Saca só.



Hoje à tarde encontrei esta bela residência em um dos poucos terrenos livres aqui no Kobrasol. Enquanto prédios altos nascem da noite para o dia, este cavalheiro parece ter resolvido seu problema de moradia com uma solução simples e ecológica. Eu havia passado pelo local um pouco mais cedo e fiquei encantado pela arquitetura da edificação. Cheguei a pensar que era uma obra de arte, uma instalação dessas milionárias que costumamos ver nas bienais. Voltei lá hoje à tarde e falei com o proprietário, o cavalheiro de costas, que preferiu não mostrar seu rosto na foto. Pedi a ele para documentar sua obra e ele permitiu sem contestar. Ainda me deu a honra de uma rápida entrevista:

Bruxismo: Ótima a sua casa, hein?
Proprietário: Sim, sim.
B: É inacreditável a quantidade de materiais de qualidade que as pessoas jogam fora. E não chove dentro dela?
P: Não. Coloquei plástico em cima.
B: Ninguém te incomodou aqui até agora?
P: Não.

Minha última pergunta dizia respeito aos curiosos, como eu, que irremediavelmente iriam incomodá-lo em relação à arquitetura de sua obra, nada mais. Afinal o terreno estava livre, sem uso e já entulhado com a matéria-prima que ele utilizou. Nada mais justo do que montar seu belo mosaico. Nem todo mundo está preparado para soluções tão imediatas assim e provavelmente ele deve estar se esquivando dos impostos e outras prisões do sistema. Mas ele não deve dar muita importância para essas coisas, como percebi em sua resposta para a última pergunta.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

"Primero dejar de ser, que dejar de ser revolucionario"




Môquirido Frank Maia mandou essa quentinha. Genial hein.

Pit stop



Uma boa pedida para as casa noturnas de Floripa e aqui do litoral de Santa Catarina que lotam seus palcos com dúzias de DJs de merda, o número tal da revista tal. A dupla freak-eletro-funk-soul-latino The Pinker Tones, de Barcelona, vai tocar em Buenos Aires nos dias 4 e 5 de abril.

postei aqui um vídeo deles com a excelente música Sonido Total.

100 Days, 100 Nights




Sharon Jones & The Dap Kings no Jô...opa. David Letterman Show.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Uroboro




Poema visual de Avelino de Araújo. Via Poema/Processo 1967.

* para ser lido ouvindo "A Face do Destruidor" dos Titãs, álbum Cabeça Dinossauro de 1986.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Fé demais




Dois irmãos britânicos, Barney, 26 e Daniel Jones, 21, que auto-denominam-se Mestre Jonba Hehol e Mestre Morda Hehol respectivamente, planejam fundar uma igreja Jedi em Wales, no Reino Unido.

O lance dos stars wars freaks é fazer sermões sobre A Força, treinamento com o sabre luminoso e meditação. Alguém aí se habilita?

Via WayOdd.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Groove de sábado


"Aquele que aprendeu, é o que aprendeu que não aprendeu nada. Não existe um bocado de coisas que dizem que existe. O que existe está aí e nós não vemos. Para mim as pessoas mais importantes são as crianças (porque representam o futuro). Porém, se forem mal orientadas ficarão perdidas, como nós, no meio de mentiras."

Tim Maia na contracapa de seu LP de 1977 que você pode baixar aqui.

Juba & Lula, hooooo!

Um episódio, na íntegra, da série que animou e muito as minhas noites de sexta na pré-adolescência: Armação Ilimitada. Era uma febre entre a gurizada. Quem não lembra?








quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

É hoje!




Seu George "Harrison" Peixoto, pai dos camaradas músicos Maurício( Aerocirco ) e Marcelo Peixoto ( Os Berbigão), está se despedindo da publicidade, onde atuou por 40 anos, para dedicar-se à Arte.

E começa a nova fase com uma exposição chamada " Peixodelic" que abre nesta noite de quinta, às 20 horas, no Museu de Artes de Santa Catarina, o Masc. É sua primeira exposição individual onde além de obras inéditas, apresenta sua história, através de fotos e depoimentos de amigos e colegas.

E vai rolar sonzera, é claro, com os filhos do artista, um primo deles, o Chico Peixoto e Daniel Bez. Segue uma amostra da psicodelia tropical peixotiana. Bora lá.





terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Selvageria do Rock





Cena do filme "Sherlock de Araque" de 1958, dirigido por Victor Lima. No elenco uma plêiade de mitos do showbizz brasileiro do século 20: O palhaço Carequinha, Costinha, o onipresente Wilson Grey, Maurício Sherman, Carlos Imperial e a banda Calypso Rock com o vocalista Paulo Silvino.

Funky Soul Brothers





Reparem se o Joe Pimp, criado pelo Arnaldo Branco, não é cara do Frank Maia. Salve mônego!

Deu no New York Times

O famoso jornal norte-americano abriu já faz algum tempo seu arquivo na rede. Fui lá pesquisar notícias sobre Florianópolis e encontrei esta do dia 7 de setembro de 1895:





Aussie News


Peter Garret, ex-vocalista da banda Midnight Oil, virou ministro do Meio Ambiente e da Cultura na Austrália.

O nome do músico foi anunciado pelo novo primeiro-ministro, eleito neste fim de semana, Kevin Rudd, do Partido Trabalhista.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Filho de peixe


Minha garota leu, me recomendou e eu repasso pois gostei bastante. O livro Banalogias de Francisco Bosco. São ensaios bem humorados sobre o Brasil, a morte, tatuagem, Michael Jackson, futebol,o cotidiano, Casa Grande & Senzala, música e tudo isso num texto nada hermético.

O autor é ensaísta e letrista,editor da revista Cultura Brasileira Contemporânea publicada pela Biblioteca Nacional, doutorando em Teoria Literária pela UFRJ e colunista da revista Cult. E filho de um dos maiores músicos do Brasil, João Bosco.

Polititica




MáiBróda Frank Maia mandou essa.

Soulful

Ladies and Gentlemen! Here it is! Nicole Willis & The Soul Investigators - com If This Ain't Love (Don't Know What Is).

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Comece a semana bem...

...com uma ótima festinha na próxima segunda, dia 11 de fevereiro. É o Enterro das Cinzas quando a amiga Juliana Bassetti comemora seu aniversário e bota pra ferver lá no Pomar das Artes, espaço que pertence ao seu irmão, o Jacques, e onde sempre rola coisa boa.

Vai ter uma banda de Carazinho(RS), a Algayver, tocando Raul! E nos CDJs este que vos escreve ao lado de Freak Zuleika, Eduardo Galvani, Fábio "Mutley" Bianchini e Grazi Meyer. Bora lá chacoalhar minha gente.

Segue o mapa.

Telmo, tell me what to do




Dos arquivos do mestre Paulinho Guitarra. Ensaio na Seroma em 1973 com Tim Maia no baixo, Luiz Carlos Fuína na bateria e o Paulinho, na guitarra é claro.

O menino ali eu acho que é o Márcio Leonardo que foi na Seroma pra brincar e tocar seu violão, seu piano.

Conexão Floripa-Maceió




O comparsa Wado, amigo de infância da Esquerda Festiva e florianopolitano criado em Maceió, acaba de finalizar seu novo disco. O músico e compositor criou um bonito site onde disponibilizou o álbum, chamado Terceiro Mundo Festivo , além de seus três discos anteriores. Baixa lá e curte que é coisa linda.

Quem sabe, sabe

"Pessoas bem resolvidas usam a técnica do cavalo e simplesmente espantam as moscas que as importunam com uma chicotada do rabo. Nem viram a cabeça para ver de que cor a mosca era".

Rosana Hermann lá no seu blog, o Querido Leitor.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Antes tarde do que mais tarde

Dois comparsas da pesada entraram no bloguismo e quero registrar aqui: Diógenes Botelho, o Diabotelho, pai do Pedro e marido da Adriane, abriu o Botelheco e o Emerson "Tomate" Gasperin retornou com o Fancaria.

Como dizia o grande filósofo Edson Cury, o Bolinha, " Isso é coisa que meu povo gosta!".

I like you too




'I Like You' por Ilona Nelson

Wilson Pickett




"Wicked" Wilson Pickett mandando brasa em "Everybody Needs Somebody ( To Love)".

Será?

No blog da revista Wired li que surgiu uma tecnologia de amostragem de som, ou sample, que a partir da nota tocada gera "bolhas" harmônicas que ressoam. Segundo o inventor, Jason VanAnden " nós não estamos mais fazendo música linear mas música caleidoscópica". É ouvir pra crer, quem sabe?

Mas eu ainda acho que o lance é investir no vinil. Fabricando aparelhos e lançando discos, do catálago e de novos artistas. Quem não gostaria de ter um bolachão novinho em folha e ouvir aquele grave aveludado?

No terça-feira Gorda fizemos um churrasco na casa do Ledoux e o Seu Adriano "Baga"
Rotini, baixista da banda Brasil Papaya e um colecionador de discos de vinil, apareceu com o The BBC Sessions do Jimi Hendrix. Um disco triplo com uma arte linda. Saca só:

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Bob Dylan Repaginado




Remix que Mark Ronson, com uma ajuda e tanto dos The Dap Kings, fez de um clássico de Bob Dylan, Most Likely You Will Go Your Way (& I'll Go Mine) do álbum Blonde on Blonde de 66. Ficou legal até aquela gaita fuleira.

Um bom fim de semana para todos.

The Light




Uma das grandes cenas do fabuloso filme The Blues Brothers de John Landis: James Brown interpretando o reverendo Cleophus. Foi um dos primeiros contatos que tive com a música do mestre e sempre me deixou arrepiado. Mr Dynamite dá um show!

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Por que hoje é sábado de Carnaval


O Hino do Manezinho composto pelo maestro André Calibrina.

Diga três vezes



A casa do Besouro Suco

Um pilantra renascentista


A história da música brasileira nunca teria sido a mesma sem Carlos Imperial. O "Gordo" jogou nas 11. Foi ator, cantor, compositor, produtor, apresentador de TV, disc-jóckei, jornalista, colunista, cineasta, roteirista, e o diabo a quatro.

Dos anos 50 aos 80, Imperial esteve em todas. Ajudou a lançar Roberto Carlos e Erasmo, Wilson Simonal e Fábio. Compôs e produziu músicas para Tim Maia, Elis, Clara Nunes, Jair Rodrigues, e uma miríade de artistas . Foi parceiro de Ataulfo Alves, Eduardo Araújo e outros tantos.

Era enturmado com o pessoal da Bossa Nova mas lançou o rock no Brasil e nos anos 60 criou um estilo que chamou de Pilantragem, cujo maior representante foi Wilson Simonal, ex-secretário do Gordo.

A vida de Imperial ilustra perfeitamente aquela frase famosa de Chico Science: "Diversão levada à sério". Segue um texto dele sobre a Pilantragem:



“Nascimento, mudanças e apogeu da Pilantragem”

O negócio aconteceu assim: Simonal me pediu para inventar uma nova jogada. Sugeri então em transformar o samba em compasso quaternário, pois assim o cantor ficaria mais à vontade para se mostrar. Bolamos o estilo e eu compus então a primeira música de Pilantragem: “Mamãe passou açúcar ni mim”. Peruzzi foi chamado e bolamos que, como o Iê-Iê-Iê estava na onda, o negócio tinha que ser com guitarras. Criamos então o Samba-Jovem e nós definíamos: “Batida de samba e môlho de Iê-Iê-Iê”. Aí entrou Cesar Camargo Mariano na jogada com o seu Som 3 e começou a bolar novos arranjos. Nonato Buzar, amigo antigo e compositor de música tradicional, juntou-se a mim para fazermos músicas juntos. Fizemos “Carango”, que Buzar achava horrível e deprimente. Um dia propôs-me: “Se você acha que a música é realmente sensacional e que vai dar muita grana, me dá 100 contos agora que ela fica sendo só sua”. Foi um custo para convence-lo de que o samba-jovem ia dar pé. Quando “Carango” estourou e Buzar recebeu uma grana violenta como meu parceiro, foi correndo para casa e jogou fora tôdas as músicas sertanejas e dias depois veio a safra de “Uni-du-ni-tê”, “Vesti azul”, etc.

Eu, Simonal e Cesar Mariano trabalhávamos juntos na TV Record e a palavra que mais usávamos era Pilantragem. Tudo era Pilantragem e resolvemos oficializar a mudança do Samba-Jovem para Pilantragem. Eu compus então, “Nem vem que não tem”, cuja letra define bem o sentido da Pilantragem. Cesar Mariano fêz os arranjos (Toninho na Bateria e Sabá de Baixo para dar o môlho) e Simonal gravou como se estivesse tomando banho: completamente à vontade. No início da música, Simonal, com aquela voz de Pila (falar com os lábios fazendo bico) disse: “Vamos voltar à Pilantragem”. Estava definitivamente lançada a Pilantragem como música, arranjo e filosofia (veja letra de “Nem vem que não tem”).

Pilantragem é a apoteose da irresponsabilidade consciente.


*Texto retirado da contracapa do disco “Pilantrália

Tempos de terra devastada

Um respiro de poesia nesse mar de caretice que assola o planeta e que cresceu muito depois de 11 de setembro de 2001. Do blog Por Um Punhado de Comida.

Up to Date

Antigamente, as pessoas eram mais modernas.

Zelador



Nos anos 80 um dos maiores personagens de piadas aqui em Florianópolis era o então prefeito de São José, Germano Vieira. Me lembro das aulas de PPT no colégio, que era quando a gente aprendia a fazer coisas utílissimas como cinzeiros de argila, amendoim torrado e caixas de madeira. O professor era um conhecedor profundo de anedotas de Germano e passavámos a aula inteira rindo.

Encontrei esta foto do Germano dando uma olhada nos estragos das chuvas dos último dias, no blog Contexto Local.

Dá-lhe Coalhada!


Grande noite de sexta de Carnaval ontem no baile com as bandas Gente da Terra, Tijuquera e o DJ Zé Pereira lá na Célula Cultural.

As figuras locais dão um show à parte também. Não é à toa que o João Paulo ( ex-Saco Grande) é o bairro mais musical da Ilha.

"Você está muito apavorado?"

Nos últimos dias choveu ininterruptamente uma carga de água tremenda em Florianópolis. E encontrei no Youtube um vídeo engraçadíssimo sobre o alagamento da Avenida Rio Branco esta semana.

É o humor gaiato do mané. Olha só a risada da figura que encerra o vídeo.