domingo, 30 de novembro de 2008

Macondo

E como muitos tem lembrado esse desastre é responsabilidade da classe política que nunca regulamentou ou fiscalizou a ocupação desorganizada do solo. Ao contrário, muito político por aí instala água e luz em casa construída em área de preservação. Querem é IPTU e voto.

O nosso governador que tem dado uma penca de declarações desastradas e inoportunas junto com seus aliados está flexibilizando as leis ambientais. Li no blog do engenheiro florestal Guilherme Floriani, via RS Urgente:

"...O Projeto de Lei Estadual 238/2008, do Governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), institui o Código do Meio Ambiente de Santa Catarina, vai além, e propõem matas ciliares de 5m de largura - um disparate técnico e jurídico. Em outra frente, a CPI das ONGs, do Senador Colombo (DEM-SC) instigou caçadores de eco-chatos, principalmente aqueles que agem no CONAMA e no Ministério do Meio Ambiente.

Enquanto isto, a tríplice aliança impediu a criação de unidades de conservação federal, não conseguiu realizar o inventário florestal do Estado, nem promoveu pesquisas ambientais que dessem luz às propostas de mudança da Lei. E engavetou o projeto do ICMS Ecológico, do deputado Francisco de Assis (PT), que beneficiaria municípios que preservam mais o ambiente. Em Florianópolis autorizações ilegais alvo da Operação Moeda Verde. E Santa Catarina liderando o desmatamento no Brasil em 2007.

Vieram enchentes, arrasaram cidades, áreas rural, ceifaram vidas, e tornaram discutível a governabilidade ambiental local. Mas são uma triste oportunidade de tomarmos coragem para agir: fortalecer o controle social na gestão ambiental, valorizar profissões especializadas em meio ambiente, investir nos órgãos públicos e pagar por serviços ambientais. Sem as Áreas de Preservação Permanente, mas principalmente, de uma política ambiental séria, a força da natureza será sempre um castigo aos incautos.

Com charge do Frank.

PS: Dauro informa que a Defesa Civil está com um novo endereço para divulgar todas as informações sobre a tragédia das chuvas em Santa Catarina.

Nenhum comentário: