terça-feira, 25 de março de 2008

Luís Nassif X Veja


Um dos fatos do ano sem dúvida é a série de reportagens que o jornalista e blogueiro Luís Nassif está publicando sobre a revista Veja .A extensa pesquisa do jornalista levantou uma série de perguntas não respondidas que mexem fundo nesse vespeiro fedorento que se tornou a revista semanal mais encontrada em todos os consultórios do Brasil.

Fato também importante é o silêncio que a grande mídia dedica ao assunto.

Hoje Nassif reproduziu parte de uma interessante entrevista com Ivana Bentes, jornalista e diretora da Escola de Comunicação da UFRJ. Seguem alguns trechos:

"A Veja veio para explicitar um pensamento conservador reativo que existia sem visibilidade porque as pessoas tinham vergonha de se posicionar dessa forma. Ela apresenta um jogo forte sendo feito e para isso lança mão de manchetes sensacionalistas, de uma constante criação de pautas. O que Nassif faz, em sua análise, é indicar a explicitação de uma linha editorial que existia de uma forma velada".


"É claro que todo mundo que leu a Veja, porque muita gente deixou de lê-la, tinha essa impressão de uma linha editorial conservadora. No entanto, o Nassif veio explicitar uma constatação em vários meios. A revista é muito estudada nos cursos dentro da linha de um jornalismo construído. Desse modo, é importantíssimo o que o Nassif vem fazendo, além de muito corajoso, pois está sendo criminalizado, interpelado judicialmente".


"É preciso haver um movimento de apoio a ele, de apoio a uma analista contra uma corporação. Levar essa questão às escolas de comunicação e às mídias independentes é muito importante, além da divulgação desse dossiê. E, veja você, o Nassif é um economista que escreve em jornais e conseguiu por meio de um blog uma repercussão enorme no meio comunicacional. Perceba só o poder que apenas um indivíduo, sem uma relação com nenhum meio da grande imprensa, tem contra uma grande corporação".

Nenhum comentário: