domingo, 16 de dezembro de 2007

Ike Turner 1931-2007





Morreu nesta quarta, 12 de dezembro , aos 76 anos, o compositor, pianista e guitarrista Ike Turner.

Ao gravar pelas mãos de Sam Phillips o compacto "Rocket 88" em 1951 aos 19 anos, quando já liderava sua própria banda os The Kings of Rhythm, foi considerado um dos pioneiros do rock'n'roll.

O jovem bandleader Ike Turner foi apresentado à Sam do Sun Studio por ninguém menos do que B.B. King. Little Richard se referia a ele como " O Cara".

Em 1959 conheceu a jovem Ann Mae Bullock, mudou o nome dela para Tina Turner e transformou-a em cantora, dançarina, sua parceira de banda e mulher.

Tiveram um relacionamento turbulento que terminou em 1976 e apesar da lamentável história que ficou do casal, fato é que apresentavam um espetáculo tão sensacional que foram convidados a abrir uma turnê dos Rolling Stones. Na ocasião um ainda tímido Jagger aprendeu a dar um show com Ike, Tina e as Ikettes.

Ganharam Grammys, milhões de dólares e Ike cheirou tudo. Mas seu maior vício era mesmo a música. Ele a banda passavam dias trancados no estúdio/mansão do músico lapidando os souls, funks, blues e rocks que estremeciam os palcos e vendiam compactos aos montes.

Um dos tecladistas do Ike & Tina Turner Revue, o músico Steve Leigh criou uma seção no seu fantástico site para homenagear Ike. Steve conta a sua versão da história num papo reto e bem legal. Como ele diz: " eu não ouvi, eu estava lá".

Em uma das últimas entrevistas dadas à Associated Press, Ike desabafou: " Eu sei quem eu sou dentro do meu coração. E apesar de tudo que eu fiz, de bom e de ruim, sei que isso tudo foi que me fez ser quem eu sou hoje."

Na mesma entrevista ele declarou também: " Você pode perguntar para Snoop Dog ou Eminem, você pode perguntar para os Rolling Stones ou Clapton, ou você pode peguntar para qualquer um — qualquer um. Todos sabem da minha contribuição para a música".


Antes de falecer, ele que já fazia parte do Hall da Fama do Rock and Roll, obteve em 2007 mais um reconhecimento ao seu talento e influência: um Grammy com o disco Risin' With the Blues.

Descanse em paz.

Ouça aqui um dos melhores singles da dupla Ike & Tina: It's Gonna Work Out Fine .

Nenhum comentário: