segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Ilha do Som

Tão achando que é lenga-lenga ou exagero quando eu, o Espíndola, Jean Mafra e outros falamos que a música de Floripa vive um momento efervescente?


Pois minha querida amiga Ive Luna, vocalista, flautista e compositora do grupo Cravo da Terra acaba de ganhar o troféu Cata-Vento, eleita a melhor cantora da música independente por um júri de especialistas da área.

O prêmio foi criado por Solano Ribeiro, produtor e apresentador do programa Nova Música do Brasil, da Rádio Cultura AM de São Paulo.

Só pra situar um pouco, " Solano Ribeiro foi o idealizador e realizador dos grandes festivais da MPB, sendo o primeiro na TV Excelsior, quando revelou Elis Regina, e os demais na Record, Globo, Tupi e TV Cultura, realizado em 2005. Como diretor de musicais para a TV realizou, entre outros, o "Som Livre Exportação", na Rede Globo, até hoje recorde de público para musicais em recinto fechado (100 mil espectadores no Anhembi - São Paulo). Dirigiu vários documentários para a TV Alemã, tendo sido premiado em um importante Festival Europeu de Televisão, pela realização do musical que tem por título: Novos Baianos FC ".

Solano foi ainda ator do Teatro de Arena e cantor da banda The Avalons, do guitarrista e tocador de banjo Dudu, atualmente morador de Floripa e em plena forma aos 70 anos. Organizei uma noite com vários amigos guitarristas e seu Dudu esmerilhou, foi o show mais vibrante.

O troféu Cata-Vento premiou também, indiretamente, outro talentoso músico florianopolitano, o violonista Chico Saraiva, que integra o grupo "A Barca" , vencedor na categoria Pesquisa Musical.

O Chico, meu amigo de infância que me ensinou os primeiros acordes, tem no currículo um Prêmio Visa de Música Popular Brasileira - Edição Compositores em 2003 e recentemente compôs a trilha sonora do documentário Seo Chico - Um retrato, que acaba de chegar nas locadoras em DVD. Mas isso é assunto para outro post em breve.

UPDATE 3-09-2007: Foto da querida Paula , da produtora/revista/blog Polifônica.

3 comentários:

Unknown disse...

OLá Ulysses,
puxa, muito obrigada! Você sempre antenado! Parabéns pelo seu blog.
Beijos.

Anônimo disse...

querido, vim aqui procurar fofocas da festa linda de sabado, com o phunky buddha tocando maravilhosamente, e eis que encontro uma foto minha aqui, da linda de ive! que bom!
e as fotos da festa-show, onde posso ver?
beijo!
paula [polifönica produções]

Ulysses Dutra disse...

Oi Paula!

Vou corrigir o post e colocar teu crédito. Desculpe.

As fotos da festa que recebi foram as mesmas que estão no Tô Puto. Eu tirei algumas que vou publicar. Agora ainda não assimilei aquilo tudo. que noite!

beijo