segunda-feira, 21 de maio de 2007

Sobre tainhas e custo Floripa

O jornalista Carlos Damião publicou hoje um post muito pertinente em seu blog e eu republico e assino embaixo.

Fartura e gostosura



Os pescadores não podem reclamar: vivemos uma fartura de tainha de dar gosto – ontem, num só lance, foram quase sete mil capturadas na praia do Pântano do Sul.

Na edição de domingo do Diário Catarinense, o colunista Cacau Menezes observou que falta, em Florianópolis, restaurantes que ofereçam bons pratos à base de tainha. Os melhores são sempre preparados em casa.

Mas é pena mesmo que não tenhamos restaurantes à altura do Vieira’s, do Martinho’s e do Recanto da Sereia, em Itapema. Faça o teste, leitor: vá até lá (70 quilômetros de Florianópolis) num domingo e observe as placas dos automóveis. A maioria dos freqüentadores é da capital catarinense, seguindo-se Blumenau, Joinville e Curitiba.

Por que as pessoas escolhem os três restaurantes de Itapema? Porque lá os proprietários dessas casas são preocupados com a qualidade e não cobram preços extorsivos. Uma tainha grelhada – e supimpa – custa no máximo R$ 20 durante a safra. E dá para duas pessoas.

Em Florianópolis, há meia dúzia de excelentes restaurantes. Em alguns, sentar para almoçar significa cometer uma violência contra a conta bancária. Com o detalhe de que nenhum dessa meia dúzia sabe servir uma boa tainha.



É bem por aí. A gente paga um custo Ilha da Fantasia e tem um péssimo serviço.Pra comer uma porção de camarão à milanesa, que eu pessoalmente adoro, você paga cerca de 30 reais na beira da praia. O detalhe é que se contam os camarões com os dedos de duas mãos. Atravessando a ponte você encontra nos bairros continentais os famosos restaurantes de porções gigantes, alguns com grande qualidade além da quantidade. Tem um em que o prato tem 1,6 kg de camarão. É tanto que se vendem a meia-porção e 1/4 de porção. É camarão que não acaba mais por menos de 50 reais, com acompanhamento
de arroz, salada e batata frita, em porção equivalente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Inigualáveis são as tainhas preparadas em casa, compradas frescas no Mercado Público, recheada com a ova, regada com uma boa cachaça para abrir os trabalhos e cerveja gelada e boa conversa com os amigos. Imbatível.

Angela Albino

Ulysses Dutra disse...

Nossa vereadora sabe das coisas! Este blog é parcial e seu editor afirma que se orgulha de ter contribuído para que a nobre edil, que honra a cidade e seus votos, esteja na Câmara "with a little help from this friend".

Grande abraço