segunda-feira, 21 de maio de 2007

Sopão de Filmes





Recebi do Alan Langdon, o mestre da dança black catarinense e cineasta, o convite para a próxima edição do Sopão de Filmes. Clique na imagem para ampliar.


Metalinguagem: Um Filme É Um Filme

Este mês o cineclube Sopão de FIlmes exibe curta-metragens de Florianópolis e Porto Alegre que utilizam a metalinguagem: o filme espelha o filme, mostrando o processo de criação do próprio filme e brincando com a idéia do "real" e do "encenado". Parece complicado? Pois não é: na verdade, a metalinguagem está em quase todos os filmes, novelas e programas de TV: Making Of, Big Brother, VideoShow, Casseta & Planeta, etc... Então venha tomar uma sopinha e prestigiar o cinema independente brasileiro, que está em plena forma e muito bem humorado!

Esta edição do Sopão de Filmes traz 4 filmes de Florianópolis e 1 de Porto Alegre:


PEPA (Fernanda Fraiz, SC)
Na cidade, a mudança de Pedro e Paula.
Vídeo de conclusão de curso de cinema na Unisul.

Queremos Ser Glauber (Sílvia Biehl, SC)
Pseudo-documentário? Quem foi Glauber Rocha? Quem somo nós?
Vídeo de conclusão de curso de cinema na Unisul.

Isto Não É Um Filme (Loli Menezes, SC)
Um grupo de criadores se reúne para inventar um projeto para um edital de financiamento.Quinze mil reais possíveis e muitas idéias na cabeça. Trazem suas experiências, referências, personalidades e desejos. Do choque, do diálogo e da diferença, começa a nascer o roteiro de um vídeo. Filmes dentro de um filme, jogo de espelhos metalinguístico,a obra vai se construindo no momento mesmo em que é imaginada.
Vencedor do Prêmio do Funcine.

Providência: Como Fazer Um Comercial de Cassacha (Pintô Sujêra, SC)
Esqueça Big Brother, há momentos em que é preciso tomar a devida providência! Uma festa de fim de ano vira uma verdadeira aula de publicidade `a facão. Descubra os ingredientes de um comercial, passo-a-passo; usando apenas uma câmera, seus amigos e uma garrafa de cachaça.
Prêmio do Juri Popular no 3o FLO - Festival do Livre Olhar (RS) 2005

Um Filme Chamado Sfincter (Zeca Brito, RS)
Quatro amigos caem na estrada e discutem sobre o filme que querem fazer. Ao longo do caminho, exercitam sua criatividade com brincadeiras cinéfilas para passar o tempo. Um filme que reflete sobre a paixão e os porquês de se fazer cinema.
Selecionado para o CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema, realizado pelo Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA)

Nenhum comentário: