terça-feira, 24 de abril de 2007

"Quando toco sou o cara mais lindo do mundo"

Hoje assisti a um DVD hilário. Meu brother Ledoux trouxe ao estúdio de ensaio uma gravação de uma festa de aniversário organizada pelo Toicinho. Deixe-me dizer quem é o Toicinho. Um excepcional ser humano e músico de talento descomunal. Como baterista já tocou com Elis Regina, Nélson Ned, Agnaldo Timóteo e uma lista enorme de artistas. Há muitos anos retornou pra Florianópolis e toca como free-lancer em vários grupos de jazz e MPB. O conheci como diretor musical de um grupo que contava com uma cantora, uma pianista e ele na bateria. Observar o modus operandi dele foi uma experiência e tanto. Toicinho dava toques incríveis de canto e de piano. Realmente é um músico completo.

Muitas vezes o assisti tocar bateria e teclado ao mesmo tempo, sem nunca perder o timing. Dizem, e eu acredito, que Toicinho aprendeu a tocar piano pintando um teclado no teto do seu quarto, onde ficava tocando notas imaginárias, montando acordes.

Certa vez, fui testemunha, o cara desmontou a bateria enquanto tocava e a música não perdeu o beat nunca! Ele é um polvo dado a mil malabarismos. E isso é pouco ainda. O venerável músico também é inventor e já foi matéria de jornais com algumas engenhocas como a bicicleta para dias de chuva.

Pois no DVD que assisti não é que o Toicinho estava tocando numa banda de rock, quebrando tudo tal qual um John Bonham. É! Agora ele é integrante da banda Vanaheim. Numa guinada inesperada ele se juntou ao Cláudio e o Mauro, que fazem um hard-rock responsa desde a década de 80.

Ledoux e o Alan Stone, a dupla dinâmica da produtora Pintô Sujêra, estão editando um documentário sobre esse fantástico cara. Aguardamos ansiosamente.

PS: O título do post é uma frase do Toicinho que ouvi da boca do próprio. Mostra realmente o poder da Música!

Um comentário:

joice disse...

que figuraça!
"aguardamos ansiosamente" por aqui também.