segunda-feira, 2 de abril de 2007

É AGORA!




Ontem fui assistir o desenho animado Wood & Stock, de Otto Guerra, baseado nas personagens de Angeli. Pra quem já tinha devorado a obra do genial e corrosivo artista, poucas surpresas. As velhas piadinhas só que dessa vez com algum movimento. O desenho padece daquela falta de ritmo típica do cinema brasileiro até bem recentemente. A trilha sonora é um destaque. Começa bem paca com Rita Lee em "Eu Vou Me Salvar" do seu primeiro disco solo Build Up.

Na saída da sala de cinema do Sol da Terra, na Lagoa da Conceição, é que tive uma surpresa. No meio do público vejo o Edson Machado. É. Aquele que se tornou um símbolo do descaso do governo LHS com a Cultura catarinense. Aquele que chamou os artistas que contestam esse mesmo governo de "grupo tóxico". Tava lá ele com aquele seu cabelo cheio de gel e aquela cara de "gente de cultura", de "gente que faz"...merda!

Mas gente de cultura é alguém como o Jean Mafra, meu querido chapa e grande músico/compositor pensante e atuante. Ele dá o recado em sua coluna no site Tô Puto. Reproduzo aqui na íntegra.

senhoras, senhores, eis que de repente, AGORA, uma cidade é acordada! e essa cidade grita: AGORA! AGORA porque o momento pede urgência, e a urgência é necessária porque a cidade tem pressa!

| vive-se ilhado na ilha de santa catarina, parece óbvio e é mas florianópolis sai, AGORA, do estado de semi-óbito para mostrar a quem quiser (ou não) seu som! e AGORA é a cena e a cena é AGORA. porque a gente quer e a cidade precisa (e AGORA!).

| se em 2006 vários nomes da música pop(ular) de floripa se juntaram para apresentar suas canções no CLUBE DA LUTA (em noites de combate contra a imbecilidade ilhada), em 2007 a cidade grita: AGORA! e ainda que o CLUBE seja novidade, a LUTA é a mesma de sempre — e se a luta é injusta, o CLUBE está aí para fazer justiça! AGORA!

| e AGORA é a cena porque a cena tem pressa e a vida é curta. a cidade é linda mas é má! e se ela dá, ela exige: lute. AGORA! e florianópolis é uma moça linda, mas é uma moça burra e com mau hálito. mas daqui pra frente tudo será diferente (e a partir de AGORA!). pois é preciso amar a cidade e ao amá-la saber que a cidade não é só morro e mar, a cidade é também concreto e é entre o mar e o concreto que surge o som AGORA.


| AGORA é uma cena diversa e divertida que ainda nasce. mas renasce e morre e renasce todo dia em florianópolis AGORA. e a cena tem muito a oferecer ― maltines, samambaia sound club, gubas & os possíveis budas, rufus, felixfônica, andrey & a baba do dragão de komodo, tijuquera, cravo da terra, aerocirco, jeremias sem cão, coletivo operante, dub noise dj, killing ana, dj zé pereira, odas & sodas, tatiana cobbet & marcoliva, z?, dj mezenga bill, fonomotor, dellamark, quem diria maria, hot pants, silvio mansani, ilha de nós, da caverna, os berbigão, supersilvas, kratera, verano, dj marcelo pimenta, kronix, zuleika zimbábue e outros tantos que o digam! e que digam AGORA!

e tem mais: um som da ilha não houve e nem há! há sim diversidade, e é isso que esses nomes têm em comum: diferenças! só assim uma cena é cena, com pluralidade. em comum há o fato de todos estarem aqui e AGORA!

AGORA é a cena e a cena é AGORA!

e esse é o som da cidade AGORA!


É isso aí. Nossa tarefa AGORA é a construção de pontes. Chega de ficar ilhado. Pelo andar da carruagem Florianópolis assistirá algo como desde o grupo SUL não se via. Uma movimentação multi-cultural, interdiscipinar. Faço coro com o Jean sobre a necessidade dessa terra, histórica, política e culturalmente defasada, abraçar o pop(ular). Como diz ele: " O pop é que paga as contas!". E tem muito mais gente trabalhando esse atraso: Marcos Espíndola, Zé Rafael Mamigoniam, Valdir Agostinho, Fábio "Mutley" Bianchini, Pintô Sujêra, Alejandro Ahmed, Rodrigo Cunha, Marco Valente, Vinil Filmes, Pipodélica, Alexandre Gonçalves, Airton Perrone, Nação Balanço, Joca Wolff, Emerson Gasperin, Kratera, Rádio Campeche, Dazaranha, Galvão, Lígia Gastaldi, Ambervisions, Sarcástico, Crica Gadotti, ERRO grupo, Polifônica, Demétrio Panarotto, Júlio Lemos, Dauro Veras, Sérgio Calderaro, Fábio Brüggemann, Tô Puto, Érico, Sallamantra, Lontra, Missiva, Stormental. Esses são alguns dos nomes, a lista cresce a cada dia que passa. Que tempos interessantes vivemos.

Nenhum comentário: