sexta-feira, 9 de março de 2007

Música da Massa


O Wolfgang's Vault tornou-se uma sensação para quem curte ouvir gravações ao vivo de bandas clássicas. Criado para vender camisetas, posters e outros artigos ligados ao rock, o site tem um arquivo com cerca de 300 gravações que fazem parte de um extensa coleção deixada pelo promoter Bill Graham. O visionário, já morto, registrava direto da mesa de som quase todos os shows que produzia em casas como Fillmore West (San Francisco) e Fillmore East (Nova York), desde os anos 60 aos 90. São shows do Cream, Led Zeppelin, Hendrix, Sly Stone, Muddy Waters, Santana, Steppenwolf, Allmann Brothers, Bob Marley, The Who e muitos outros artistas da pesada. Cadastrando-se no site você pode ouvir todo esse material.

Já me deliciei com uma Are You Experienced? de mais de 17 minutos com Jimi Hendrix , incluindo um flautista numa jam, e um showzaço do Sly & The Family Stone de 1968. Maior loucura bicho!


E já que estou falando em rock clássico. Segue aqui um momento marcante. Jimi Hendrix tocando Like a Rolling Stone, de Bob Dylan, no Monterey Pop em 1967. Foi a volta triunfante do grande guitarrista ao seu país natal. Em 66 Hendrix tinha ido de mala e cuia para Londres, levado por Chas Chandler, ex-baixista dos Animals, que o transformou num astro. Ainda um desconhecido na América, fez um show arrasador onde tocou fogo metaforica e literalmente na guitarra e saiu do palco para entrar na História. Tenho ainda na minha coleção de vinis o álbum com a íntegra do show. Comprei no antigo sebo Lunário Perpétuo, que ficava no edifício Dias Velho no centro de Florianópolis. O dono era um boa praça e sósia do Wood, personagem do Angeli. Eram os tempos pré-internet onde conseguir uma bolacha dessas era a glória.

Nenhum comentário: