terça-feira, 17 de março de 2009

Síndrome de vira-lata



Recomendo a leitura deste post do Biscoito Fino. Vários bons links e algumas boas verdades sobre FHC e o que ele representa.

"Satélite dos EUA, sem tomar iniciativas Sul-Sul, o Brasil do tucanato ainda nos brindava aquele patético espetáculo: nosso presidente falando, com muitas limitações, a língua forânea de um chefe de estado estrangeiro em território nacional, sempre que o visitante era anglo-, franco- ou hispanofalante. Eu morria de vergonha daquilo triplamente: como cidadão brasileiro, como sujeito político e como professor de línguas.

A limitação colonizada da nossa direita falou em “problemas” para a política externa brasileira por Lula não saber idiomas. Como se o papel de um presidente fosse ser poliglota, e não ser presidente e representar a experiência de um povo. Como se o Brasil não tivesse uma das Chancelarias mais equipadas linguisticamente do planeta. Como se um chefe de estado russo, chinês ou sul-africano aceitasse falar outra língua que não a sua para conduzir negócio de estado
".


A foto é do fotógrafo oficial da Casa Branca, Pete Souza, descendente de açorianos.

2010 vem aí e é nosso dever não deixar essa corja retornar ao poder para continuar a subserviência.

Nenhum comentário: