terça-feira, 13 de janeiro de 2009

“O limite da notícia é a verdade”

O jornal Diarinho completou 30 anos e publicou na edição do final de semana uma entrevista com a editora-chefe Samara Toth Vieira da qual destaquei um trecho:

"...ele é altamente informativo, é um prestador de serviços nato, é esteticamente bonito e atrativo, tem uma linguagem agradável, é polêmico, divertido, enfim, um jornal que tem muito ‘sal’"
.

Lendo me lembrei de uma aula do professor Nilson Lage no curso de Jornalismo da UFSC onde ele falava de um certo jornal que de catarinense só tem o nome. Dizia Lage que tal jornal era um jornal para "cardíacos". Bem sem sal mesmo pra não ferir nenhuma susceptibilidade, se é que me entendem.

Com agradecimentos ao mestre César que disponibilizou a entrevista com a diretora do Diarinho na íntegra aqui.

Vale muito a pena conferir o que pensa a herdeira de Dalmo Vieira sobre Jornalismo e Santa Catarina.

4 comentários:

jean mafra em minúsculas disse...

mesmo concordando com o que li aqui - oligopólio, falta de sal e assim por diante... preciso dizer que " a verdade não existe - a verdade é um ponto de vista".

beijo, me liga.

Frank Maia disse...

posé, Jean, fueda qdo é só um ponto de vista prevalece. Uma empresa só dominou tudinho: jornal, rádio, tv. Sobrou a web q eles não 'dominaram' ainda pq ngm sabe como. Mas tão fazendo de td pra descobrir a fórmula. É papo prumas 30 cervejas. Passa pela tv digital e o modelo escolhido no Brasil até o jeito q se lerá notícia daqui um tempinho. Complexo pacas mas faz o mó sentido. bj*miliga

Ulysses Dutra disse...

30 cervejas? Eu topo.

beijo me liguem

Skárnio disse...

Eu também topo... Faz tempo que não me meto neste assunto. A Conferência Nacional de Comunicação era para sair ano passado e até agora nada. Outros estados já fizeram as suas pré-conferências. Pra varia SC come mosca.