quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

O futuro da blogosfera

O amigo Alexandre Gonçalves hoje "puxou a brasa para a sardinha blogueira" lá no Coluna Extra e eu por aqui andava pensando esta semana que é inegável o crescimento dos blogs e da internet como fonte de informação. E sobre a relevância deste fato.

Mas será que o crescimento dos blogs vai ser a causa de sua morte também como afirmou o jornalista Marcelo Träsel no Martelada?:
"Os blogs terminaram. Acabaram. Foram comer capim pela raiz. São um ex-formato de mídia alternativa na Web. E o motivo principal dessa desaparição é justamente o sucesso que o formato blog obteve, tornando-se onipresente".


Ele mostra argumentos bem convincentes neste texto.

2 comentários:

Redação Plano E disse...

Não sei se os blogs já eram, como avalia o Träsel, mas acho que o futuro passa por um conteúdo mais imediato, mais "urgente", no formato do Twitter, por exemplo. E esse formato gera um outro ingrediente para esse "futuro": a produção coletiva/colaborativa, com um usuário acrescentando, comentando, no conteúdo do outro, o que de certa forma já ocorre no Twitter por causa de seu perfil misto de microblog e rede social.

Ulysses Dutra disse...

Salve Alex

Também acho que a curva do crescimento dos blogs ainda é ascendente. Mas devem rolar algumas das previsões do Trasel acredito. O que mais percebo é a fusão dos blogs e sites. Os limites diminuem a cada dia que passa.

Ainda não experimentei o Twitter mas estou curioso. Acho que o conceito de produção coletiva/colaborativa é o futuro mesmo.

Grande abraço