segunda-feira, 25 de junho de 2007

Um outro lado de Raul Seixas





Raul Santos Seixas marcou a música e a cultura brasileira profundamente. O clássico "Toca Raul!", sempre berrado nos bares da vida, antes de denegrir o artista é uma demonstração da força do espírito e da qualidade perene da obra de Raulzito, como o artista era conhecido na Capital soteropolitana dos anos 60.

Raulzito e os Panteras eram na época a banda mais quente do pedaço em Salvador e acompanhavam todos os artistas da Jovem Guarda que faziam shows na Bahia. Um deles, Jerry Adriani, se tornou grande amigo de Raul e incentivou o grupo à ir para o Rio de Janeiro. Gravaram na Cidade Maravilhosa um disco que não deu em nada, separaram-se e Raulzito voltou para a Bahia, deprimido e recluso.

A história de Raul na música brasileira teria terminado aí não fosse por Jerry Adriani, ele de novo. Com o fim da Jovem Guarda, o cantor buscava uma nova sonoridade, um novo caminho e indicou Raul para Evandro Ribeiro, chefão da gravadora CBS, para ser seu produtor. Raul retornou então ao Rio e tornou-se funcionário da Columbia Broadcasting System. Esta fase super criativa de sua biografia: O período Raul Seixas/Raulzito compositor de "iê-iê-iê realista" e produtor da CBS (atual Sony BMG), permanece pouco conhecida, ofuscada pela imagem "maluco beleza" e pelo tremendo sucesso do cantor-ator Raul Seixas.





Na CBS, entre 1968 e 1972, Raul produziu e compôs para Jerry Adriani, Diana, Ed Wilson, Renato & Seus Blue Caps, Leno e outros, até que resolveu voltar a ter uma carreira como artista e lançou o genial Sociedade da Grã Ordem Kavernista Apresenta: Sessão das Dez, com Sérgio Sampaio, Miriam Batucada e Edy Star.

Como um presente para meus festivos e festivas amigas este blog traz a coletânea Esquerda Festiva apresenta: Raul Seixas Produtor & Compositor, com gravações de Jerry Adriani, Renato e seus Blue Caps, Leno, Sérgio Sampaio, Alcione e Fábio. Segue a lista.

1- Jerry Adriani - Doce, Doce Amor ( Raul Seixas)

Um dos maiores sucessos do disco Pensa em Mim, de 1971, produzido por Raul.

2 - Jerry Adriani - Eu Sou Assim (Almir Ricardi/Frankye Adriano)

Balada soul composta por Almir Ricardi e pelo cantor Frankye da dupla Tony & Frankye. Lançada no disco Jerry, de 1970.

3 - Jerry Adriani - Não Vou Deixar Você Fugir (César)

Do disco Jerry de 1970.

4 - Jerry Adriani - O Seu Táxi Está Esperando (Raulzito)

Outra balada soul presente no disco de 1970.

5 - Jerry Adriani - Preciso de Você Agora ( Getúlio Côrtes)

Composição do autor de Negro Gato e irmão de Gérson King Combo, Getúlio Côrtes. Tem um clima Beatles, com a levada clássica, os coros e uma guitarra fuzz sensacional. Do disco de 1970.

6 - Jerry Adriani - Se Pensamento Falasse ( Raulzito)

Mais uma composição de Raul que está no disco de 1970. Com uma guitarra solo carregada de fuzz que provavelmente deve ser de Renato, já que os Blue Caps eram uma das bandas de apoio mais usadas pelo produtor Raul Seixas.

7 - Jerry Adriani - Tudo Que É Bom Dura Pouco ( Raulzito)


Uma guitarra de 12 cordas dá o clima Beatles nesta composição de Raul do disco Jerry Adriani de 1969.

8 - Leno - Por Que Não (Leno)

Rockzão stoniano presente no disco de Leno " Vida e Obra de Johnny McCartney" de 1971. Censurado na época foi lançado em CD pelo próprio Leno em 1995.

9 - Leno - Sentado no Arco-Íris (Leno-Raulzito)

Mais uma do disco censurado de Leno. Segundo ele, Raul lhe contou que foi a primeira letra da qual sentiu orgulho de ter feito. Raul ainda faz os backing vocals na faixa.

10 - Leno - Sha-la-la ( Raulzito)

Produzida e composta por Raul, está na coletânea As 14 mais volume XXIV de 1970.

11 - Renato & Seus Blue Caps - Se Eu Sou Feliz, Por Que Estou Chorando? (Leno- Raulzito)

Também presente na coletânea As 14 Mais volume XXIV de 1970.

12 - Leno - Johhny McCartney (Leno - Raulzito)

Uma das 4 músicas do disco Vida e Obra de Johhny McCartney aprovadas pela Censura e lançadas num compacto duplo em 1971. Raul cômpos, produziu e canta os backing vocals.

13 - Sérgio Sampaio - Não Tenha Medo Não ( Rua Moreira 65) (Sérgio Sampaio)

Em 1973, já na gravadora Philips para onde levou Sérgio Sampaio, Raul produziu o primeiro disco do artista, Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua, que contém esta e outras 11 músicas.

14 - Alcione - Planos de Papel ( Raul Seixas)

Lançada em 1973 pela Som Livre, a trilha sonora da novela global O Rebu foi toda composta por Raul e Paulo Coelho. De lá vem esta faixa interpretada pela Marrom.

15 - Fábio - Se O Rádio Não Toca ( Raul Seixas - Paulo Coelho)

O cantor paraguaio radicado no Brasil interpreta esta música da dupla Raul e Paulo Coelho que também está na trilha de O Rebu. Posteriormente foi também gravada por Raul.

Nenhum comentário: