terça-feira, 26 de junho de 2007

" Quando a Música toca, tremem as muralhas da cidade"*

Na última quinta, dia 21 de junho, solstício de verão no hemisfério norte, Nova Iorque juntou-se pela primeira vez à mais outras 300 e poucas cidades de 108 países e fez uma celebração musical. O evento Make Music New York levou os músicos para as praças, calçadas e parques e a Música tomou conta do espaço público. Foi a estréia nova-iorquina na Fête de la Musique, que se originou na França em 1982, através de uma iniciativa do então ministro da Cultura Jack Lang. Foi tão boa a idéia que se espalhou pela Europa, e depois pelo mundo. Abaixo um pequeno vídeo mostra um pouco o que é a Fête de la Musique.



Fiquei sabendo desse festerê através do blog Brooklin Vegan que tinha o link para o site www.makemusicny.org, que conta toda a história e explica a idéia clara, objetiva e sucintamente. Lá somente em inglês mas mais ou menos é isso aqui, com alguns destaques meus:



Qualquer músico pode participar. Amador, curtidor ou renomado. O músico aí do lado participou e conta um pouco no seu blog, o Waved Humor.

Quem organiza este evento gigantesco? Um grupo de produtores que levou a idéia para o Comitê dos Cidadãos de Nova Iorque. Assim foram envolvidas várias comunidades em toda a cidade, que receberam apoio para realizar cada uma o seu Make Music.

Onde os músicos tocam?

A maioria dos músicos apresenta-se nos 19 mil quilômetros de calçadas da cidade. A organização cuida das permissões e os músicos não precisam lidar com nenhuma papelada. Bandas de rock tocam na calçada do seu prédio. Quartetos de Cordas tocam Bach em frente à mercearias. Quase tudo é possível, apenas é pedido que os músicos tenham alguma conexão com o local da apresentação.



Como encher a cidade de músicos?

A organização faz parcerias com bandas, orquestras, escolas de Música, lojas de instrumentos, corais e coordena os espaços para os artistas.

Ninguém é pago para tocar. Nem ninguém paga para tocar. Os organizadores do evento simplesmente agilizam as permissões, coordenam os shows, e divulgam com dezenas de milhares de cartazes, um site interativo e 50 cantores voluntários que circulam pela cidade com cartazes que anunciam "Em 21 de junho Make Music, New York!", além de outras estratégias de marketing.

A maioria dos músicos toca de graça mas artistas e espaços são bem-vindos para fazerem qualquer arranjo financeiro que quiserem, desde que os shows aconteçam ao ar livre e sejam gratuitos, abertos para todos.

O que acontece se chover?

Se chover os concertos das calçadas podem ser feitos em portarias de prédios, em entrada de lojas, em halls de shoppings. Neste caso apenas é pedido que uma porta ou janela seja aberta para que a Música possa ser ouvida nas ruas.


Adaptando à nossa realidade tá na hora de fazermos algo semelhante. Bora lá gente! Aqui o solstício de verão é dia 22 de dezembro.


* Platão.

Nenhum comentário: