quarta-feira, 21 de março de 2007

A gente já sabia





Está começando a cair a máscara da Ilha da Fantasia. O mito do paraíso idílico sofreu mais um duro golpe. Ontem à noite o Brasil todo pôde assistir, no Jornal da Globo, a matéria que a RBS exibiu no programa Estúdio Santa Catarina no último domingo. A repórter Kíria Meurer mostrou a escadaria de um prédio comercial no Centro, que durante a noite virou uma crackolândia. A cabeça da matéria foi:
Florianópolis sempre teve reputação, em todo Brasil, de cidade bonita, agradável, onde é bom de se viver. Até a chegada de uma droga que já trouxe muita violência a outras cidades: o crack.


Trabalhei e morei nessa região por um ano, de junho de 2001 a junho de 2002 e conheci algumas das pessoas que estão na matéria. Um flanelinha, que atuava na área, e uma mulher que vive nas ruas como pedinte. O enredo da história já é bem conhecido: o Centro da cidade é gradualmente abandonado por moradores e a degradação é inevitável. Florianópolis tem belas praias, cenários incríveis e muita gente boa mas é uma cidade brasileira como qualquer outra.

Nenhum comentário: