quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Fotos coloridas da Rússia czarista





Um site da Biblioteca do Congresso dos EUA expõe as fotografias de Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii (1863-1944). No ínicio do século XX o fotógrafo formulou um ambicioso plano para uma expedição pelo Império Russo que ganhou o apoio do czar Nicolau II. Entre 1909 e 1912, e outra vez em 1915, viajou por onze regiões do país, num vagão de trem especialmente equipado fornecido pelo Ministério do Transporte.

Prokudin-Gorskii, que era um químico de formação, criou uma técnica em que projetava os negativos através de filtros vermelhos, verdes, e azuis em um dispositivo chamado " lanterna mágica" que sobrepunha as imagens em uma tela, tendo por resultado um retrato colorido.

A qualidade das imagens, recuperadas digitalmente, é incrível. Assim como as imagens em si. Paisagens, pessoas e a arquitetura de um tempo remoto, em cores.





Um comentário:

joice disse...

Olá.. agradeço tua visita e comentário. Já corrigi a terrível falha de não ter incluído antes o Esquerda Festiva lá na listinha de sites gente finíssima do nosso blog.
um abraço, Ulysses!
joice