segunda-feira, 30 de março de 2009

Você é problema seu

Uma pessoa até pode ser honesta, afável, decente, culta. Mas quando reforça a velha visão vira-lata do brasileiro sem auto-estima, de que as coisas são assim mesmo e não têm conserto, de que vivemos numa terra eternamente dominada pelos espertos e safados, e que só nos resta viver explorados, ela só está ajudando a esses espertos e safados e desestimulando as pessoas de bem. Portanto, não merece epíteto melhor do que imbecil. Os brasileiros como povo não são piores do que ninguém. Os maus elementos existem em qualquer grupo humano e nunca devem ser ignorados nem deixados à própria sorte. E os problemas sociais não são insolúveis. Sempre há mudanças e progressos. Mas eles não acontecem se um número suficiente de pessoas não quiser.

Eis o mais importante: o entusiasmo é contagioso, mas a depressão também é. Se você se sente derrotado, impotente, incapaz, incompetente, roubado, isso é problema seu; não assuma que o próximo deva se sentir igual. Se eu ou o meu amigo acreditou na possibilidade de mudança e você não acredita, a pior coisa que pode fazer é sabotar as nossas esperanças e esforços insistindo que não dá para fazer nada para que nada mude. A isso, é preferível que você fique calado. Não apenas discordo dos derrotistas, chororôs e mimimis, como agora enuncio-os como um obstáculo ativo às minhas metas. O recado é o seguinte: a minha paciência com os inúteis acabou. Saiam da frente. Abram caminho.




Daqui.

4 comentários:

Louise disse...

Adorei!

Frank Maia disse...

tava precisando ler uma coisa assim, Ulaissa. Sabe, tem hora q parece memo q essa morrinha de 'tá td fodido mesmo' chega pertinho demias da gente. Chutemos! Bicuda no cu de quem morreu em vida! Q caiam fedendo!

Mario disse...

Fiquei feliz de ver minha citação aqui. E sabe de uma coisa? EU mesmo precisava reler esse textinho que nasceu de forma bastante emocional num momento decisivo da vida. Quase tinha me esquecido dele. Valeu.

Ulysses Dutra disse...

Salve Mário

Subscrevi tuas palavras linha por linha e tu vê que ressoam longe.

A energia motivadora que irrompe nesses desabafos volta e meia deve ser lembrada mesmo.

Um grande abraço e seja benvindo

Frank môquirido, é tolerância quase zero com os cadáveres adiados que procriam.

abração

Louise, eu é que te adoro.