quarta-feira, 7 de maio de 2008

Grassroots X Mainstream

Acabei de ler Convergence Culture de Henry Jenkins. No livro, o professor que dirige o Programa de Estudos de Mídia Comparativa do MIT - Massachusetts Institute of Technology, analisa as maravilhosas possibilidades que se abrem numa cultura onde há o choque entre a velha e a nova mídia. O livro está disponível na íntegra neste link, em inglês.

Analisando a força dos blogs na campanha política americana de 2004 ele previu o cenário atual assim:


"...Nos próximos quatro anos, blogueiros de todos os espectros políticos estarão aperfeiçoando suas ferramentas, expandindo seu alcance e afiando as garras. Blogueiros não se atém a objetividade, frequentemente são parciais, lidam bastante com rumores e insinuações; e como veremos, há evidências de que eles são lidos principalmente por pessoas que concordam com suas opiniões. Blogar pode por um lado ter facilitado o fluir de idéias no cenário da mídia; de outro, assegura uma maior divisão no debate político. É claro, como os blogueiros foram rápidos em perceber, que o jornalismo da grande mídia está carecendo de confiança, sendo guiado mais por agendas ideológicas do que por padrões profissionais, abafando histórias que contrariam seus interesses econômicos, reduzindo a complexidade do mundo a uma história por vez e banalizando a política.
Nesse contexto, os blogueiros estarão lado à lado dos jornalistas da grande mídia, história à história, às vezes acertando, às vezes errando, mas sempre forçando um segmento do público a questionar as representações dominantes. Um lado não pode contar com o outro para fornecer ao público a verdade, toda a verdade, nada mais que a verdade. A relação de oposição entre estas duas forças carrega a oportunidade de corrigir muitos erros."

Nenhum comentário: