domingo, 11 de novembro de 2007

Seja punk mas não seja burro




Na última quarta, dia 7 de novembro, Gastão Moreira lançou oficialmente em Florianópolis seu documentário Botinada- A Origem do Punk no Brasil com uma exibição na telona do Cinesystem no Shopping Iguatemi.

A sessão iniciou com uma falha na projeção e foi interrompida quando não havia se passado nem 1 minuto do início. Bem humorado Gastão levantou-se e declarou: " Tudo bem pessoal, obrigado. Era isso aí...". Algumas risadas e enfim...

Foram 77 minutos de um mergulho na cultura da juventude classe média baixa de São Paulo e ABC, onde o punk fermentou uma cena impressionante no fim dos anos 70 e início dos 80. A pesquisa de imagens e textos do Gastão foi profunda e deu um caráter bem abrangente ao documentário. E a edição de Raul Machado, num timing perfeito, destacou bem as declarações de diversos partipantes ativos do movimento: João Gordo, Redson do Cólera, Wander Wildner, Fábio do Olho Seco e muitos outros.

Dividindo a produção executiva e dando hilários depoimentos está Clemente da banda Os Inocentes, um dos protagonistas mais agilizados que escreveu num manifesto da época os objetivos dos punks brasileiros: "pintar de negro a asa branca, atrasar o trem das onze, pisar sobre as flores de Geraldo Vandré e fazer da Amélia uma mulher qualquer".

Absolutamente indispensável esse qualificado registro do punk na história da música brasileira.

Nenhum comentário: