sábado, 26 de maio de 2007

Mais valia

E outro mestre César mandou um excelente post no seu também excelente blog o Animot. Ele nos relembra de algo muito pertinente. Disse ele:

Por que a jornada de trabalho é de 8h, e não de 17h, como era antes?

Resposta:

Por causa da luta operária e dos protestos!

Acho importante que isso seja dito para os Zé Ninguéns (PDF) que usufruem de uma jornada de 8h mas reclamam dos movimentos sociais. Eles acham que os patrões deram de bandeja tal jornada mais curta que a antiga jornada de 17h de trabalho por dia. Mas não, isso foi uma conquista muito dura, paga com dor e sangue de trabalhadores organizados em movimentos sociais que eram criminalizados.

Mas, quem eram os criminosos? Eram os trabalhadores que queriam uma jornada justa, ou os patrões exploradores?

Lembre-se disso ao ver os noticiários da TV ou ler os jornais de amanhã. Os patrões e sua imprensa de patrões ainda criminalizam aqueles que lutam pela justiça!

E, pelamordedeus, não seja mais um Zé Ninguém

Vale a pena conferir na íntegra e acessar os links.

Esta semana citei o movimento dos trabalhadores do Transporte Público de Florianópolis, como um movimento equivocado na condução de sua atual pauta de reivindicações e na maneira como as tem exposto. Continuo pensando dessa forma porém acho importante que a classe tenha sua organização e lute pelo seus direitos. Só acho que eles deveriam aproximar-se da população e lutar pela melhoria deste sistema de merda implantando em Florianópolis. Sistema que derrotou o Chiquinho de Assis e elegeu o Dário "Cagalhão " Berger. E tá aí cada vez pior.

Ajudaria a cidade se os motoristas e cobradores pensassem um pouco além de seus salários, que é bom citar são bem acima da média de muitas categorias, e colocassem em pauta sugestões de mudança que atendessem a comunidade toda. Deixar toda uma cidade a pé sem avisar não é o caminho para se conquistar corações e mentes.

Que tal propor um domingo de passe livre, geral não só para estudantes, tal qual existe em Porto Alegre? Uma racionalização nas escalas e itinerários? Mais ônibus de madrugada? Uma empresa municipal?

Nenhum comentário: