terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Falou e disse

O sempre arguto mestre César Valente em seu blog e coluna do Diarinho.
" AS LEIS E A EMOÇÃO

Os políticos demagogos e oportunistas acham que prestam um serviço público ao tentar legislar sob forte comoção popular. A cada crime bárbaro levantam-se das cadeiras estofadas onde cochilavam e com os bolsos chacoalhando de moedas, dizem bobagens sem sentido, apenas para faturar algum prestígio em cima da dor alheia e das legítimas preocupações de todos nós.

Ficam anos sentados sobre projetos importantes, jogando com a barriga as atualizações que a legislação requer e daí, sobre o sangue ainda morno de alguma vítima, levantam a voz como se fossemos todos idiotas. E fazem um arremedo de pressa, mostram para as câmeras que estão “trabalhando” para resolver problemas graves. Bobagem, falta de caráter, vagabundagem da mais deslavada.

Fazer com que um assassino fique mais de três anos na cadeia não é coisa que se consiga de uma hora para outra. Precisa mexer em muita legislação e em muita coisa: nas condições carcerárias, por exemplo. Precisa que deputados e senadores trabalhem duro por meses a fio, para dotar o país de uma legislação moderna. Mas isso, trabalhar duro, não é com eles.

É muito melhor levantar o cadáver despedaçado de um menino, pisoteando sobre nossa alma esmigalhada de dor e fazer pose de salvadores da pátria. Demagogos, incompetentes, vão trabalhar, vagabundos. Para evitar os crimes. E não usem os crimes para lustrar ainda mais suas caras de pau."

Nenhum comentário: