terça-feira, 29 de novembro de 2011

O blues sofisticado de Cristiano Ferreira & Trio



Acaba de sair do forno um quitute e tanto. Cristiano Ferreira & Trio estão lançando o álbum Buzz Me e me convidaram para escrever o release. 



Cristiano Ferreira transita no cenário do blues desde a metade da década de 90, quando começou a trabalhar com a Black Cat Bone Blues Band, ainda em Porto Alegre. Logo o músico chamou a atenção dos ouvidos mais apurados e passou a acompanhar diversos artistas como Andy Boy, Alex Rossi e Flora Almeida, em turnês e gravações.
Em 2006, ele muda-se para Florianópolis e passa a trabalhar como guitarrista da Carlos May and the Fast Jumpers. Logo em seguida, junto com Carlos, forma uma das bandas de blues mais relevantes no cenário blueseiro nacional, a South Side Playboys. Apesar da curta existência, o grupo é constantemente relembrado e comentado pela altíssima qualidade do trabalho.
Como músico de apoio, Cristiano trabalha atualmente com os gaitistas Cirano Araújo e Carlos May e com a cantora Carolina Zingler, além de ser requisitado para acompanhar diversos artistas internacionais em suas turnê pelo Sul do Brasil. Nessa condição já esteve ao lado de nomes como Holland K. Smith, Phil Guy, John Primer, Willie Big Eyes Smith, Gonzalo Araya, Nicols Smoljan, Bob Stroger, Eddie Taylor Jr. e Lazy Lester.
E agora ele traz um pouco de cada experiência dessa para seu trabalho ao lado dos músicos Nani Lobo (baixo), Martin Bustingorri (baterai) e Hasse Berggren (sax tenor) com o Cristiano Ferreira & Trio.
O grupo acaba de lançar o disco Buzz Me , gravado do jeito que o blues deve ser, ao vivo, com toda a pegada e eventuais deslizes que dão aquele charme e veracidade tão caros ao estilo. Há muito espaço livre no som de Cristiano Ferreira, que deixa as notas respirarem. É um blues cheio de classe e refinamento, que muitas vezes flerta com o jazz, auxiliado pelo sax de timbre quente de Hasse e revela influências de T-Bone Walker, B.B King e o jazz dos anos 30 e 40.
Além de suas ótimas composições, Cristiano acertadamente incluiu músicas que fogem do lugar-comum e dos clichês em busca um repertório de personalidade. Os climas variados de canções que passeiam pelo blues apimentado pelo jazz-swing, bossa e jump blues, tornam a audição do disco uma experiência prazerosa e cheia de sensações.
O disco começa com o blues tradicional de Play The Shuffle, composição de Cristiano, e segue por mais 9 faixas onde o músico desfila toda criatividade e técnica que o levaram ao reconhecimento na cena blues. Destaque para a faixa 5, Green com seu clima bossa/blues que poderia estar em qualquer disco da Blue Note dos anos 60.
Com esta bela bolacha em mãos, Cristiano Ferreira & Trio partem em busca de levar sua música aonde os amantes do blues estiverem. E eles não são poucos, afinal com diz uma velha frase: “Se você não gosta de blues, você tem um buraco na alma”.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Maratona Cultural foi um sucesso



A Maratona Cultural encerrou com enorme sucesso. No sábado me apresentei com Jean Mafra & Bonde Vertigem na Célula, ao lado de Antonio Rossa, da Caverna, Rodrigo Daca, Os Skrotes e Brasil Papaya. Foi uma experiência e tanto. Casa lotada e um calor humano infernal. Nosso show foi um espetáculo de 28 minutos de literalmente sangue, suor e lágrimas.

Parabéns para a organização por realizar este evento que mostra toda a qualidade e diversidade da arte feita aqui. Que venha 2012!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SOUL FIRE!!! retorna aditivada


Amanhã, quinta-feira, 17 de novembro, a SOUL FIRE!!! retorna para sua segunda edição.


A festa surgiu para celebrar o groove do soul, do funk e do rock. E desta vez trago minha banda, Los Dragones, chegando junto para ferver a pista do General Lee, o pub mais simpático e aconchegante da Trindade.

No palco e nas caixas de som vão rolar muito soul, funk, rock, disco, um pouco de reggae, de afrobeat, enfim, música groovada para dançar e aquecer a alma. A festa começa às 22h.
A maioria dos meus leitores e amigos não conhece ainda este trabalho, do qual faço parte fazem três anos, voando abaixo do radar. É uma pedrera de groove que me inspirou o nome da festa, já que a gente sempre incendeia onde toca. Los Dragones são:

César Heinzmann - voz e teclados
Ulysses Dutra - voz e guitarra
Márcio Morteo - baixo
Elton Oliveira - voz e bateria


SOUL FIRE!!!
Los Dragones (soul/funk/rock/disco)
seletor Ulysses Dutra
17/11/11
22h
R$10
Reservas: 3028-3445 ou 8822-3650

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Soul Fire estreia nesta quinta no General Lee


That's it people. Quinta é dia de soul, cerveja e balanço no General Lee. Vou discotecar boas pérolas groovadas.

O General Lee abriu recentemente e é um aconchegante pub que serve chopp e cervejas Coruja com uns sanduíches substanciosos de costela, pernil e outras carnes. Fica aqui.

sábado, 5 de novembro de 2011

Acontece hoje o lançamento da Cow Parade Santa Catarina

E daqui a algumas horas estarei discotecando na festa oficial da Cow Parade Santa Catarina no Il Campanario, em Jurerê Internacional.

Várias músicas na cabeça e um set list ainda aberto. Adoro.

Noite Fora do Eixo na Célula



Célula Cultural ontem às 23h. Missão: abrir a Noite Fora do Eixo discotecando na festa que reuniu as bandas Helvéticos (SC), Apanhador Só (RS) e Da Caverna (SC). Com o público chegando aos poucos, fui animando o baile e esquentando a pista para receber os Helvéticos, de Bombinhas, um power trio bem entrosado que traz um rock calcado na escola gaúcha do TNT, Cascavelettes e mais atualmente, Cachorro Grande. A plateia, ainda tímida, ficou batendo os pezinhos cadenciados na batida rocker sessentista e por vezes psicodélica.

No intervalo para a segunda banda, Antonio Montechristo assumiu a discotecagem e preparou o clima para a entrada da Apanhador Só. Me surpreendi com a massa sonora do grupo. Ao vivo o porraço chega mesmo. Ouvindo as gravações não tinha conseguido captar a onda da banda. Um rock que mistura baião, milonga, circo e muitas coisas que fizeram da apresentação um sucesso. Nessa hora a frente do palco foi tomada pelo povo que estava na rua e no bar. Gostei do mix de influências buscando novas sonoridades para o já sessentão estilo musical.

Fiz mais um set antes de Da Caverna subir ao palco e dominar a massa que cantou junto refrões como “deixa eu pegar na sua teta” e “eu quero dar umazinha”. That’s rock, bebê! Os irmãos Zimmermann não deixaram pedra sobre pedra e no final Márcio Costa ainda subiu para um blues de encerramento.

Foto: Rafael Vilela (Cardume Cultural)

Antonio Montechristo continuo o bailinho rocker até os remanescentes se dispersarem. Quem gosta de rock saiu de cabeça feita.

A noite ainda reservava muitas emoções. Eu e Marcelo Mudera, apresentador do programa na Pilha da TvCom, quase morremos quando um carro atingiu a mureta do viaduto do Itacorubi, exatamente ao nosso lado. Foi um estrondo e uma chuva de pedaços de pneu e lataria. Mas nada sofremos milagrosamente. Como disse meu amigo Nani Lobo,: a música salva!  Keep on rockin.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sorteio de ingressos para a Noite FDE na Célula



Meu querido Vina, presidente da Musicatarina e guitarrista da banda Da Caverna, estreia o teaser da Noite Fora do Eixo que acontece nesta sexta na Célula. E quem me responder primeiro nos comentários a seguinte pergunta, ganha dois ingressos para esta noitada rocker que conta ainda com as bandas Apanhador Só e Helvéticos:

 Qual o nome da iniciativa de economia solidária que o Fora do Eixo criou?